NINTENDO DS

Zelda 15 Info
  The Legend of Zelda: Spirit Tracks

  25 de março de 2009, Game Developers Conference (GDC). No final da apresentação da Nintendo é exibido um trailer. Um novo jogo para Nintendo DS. Um trem se aproxima, e então a surpresa: guiando o veículo, Link, usando um traje diferente da habitual túnica verde.

Anunciado ao mundo apenas menos de nove meses antes de seu lançamento, The Legend of Zelda: Spirit Tracks provocou reações negativas em muitos fãs da série. Alguns afirmavam que o jogo seria apenas enrolação numa tentativa falha de compensar a demora no anúncio de um título para Wii; outros simplesmente não conseguiam conceber o uso de um trem numa temática dita "medieval" e declaravam, com base nesse único ponto, que o jogo seria um grande fracasso.

Para piorar a situação, a Nintendo liberava informações de forma muito escassa. Até faltar cerca de um mês para o lançamento oficial. Então veio uma enxurrada de novidades, e grande parte dos que criticavam Spirit Tracks mudaram completamente de opinião. O que antes parecia um mero "Phantom Hourglass 2" mostrava-se um jogo incrível, com uma boa história ambientada numa nova Hyrule, e o melhor de tudo: a nova aventura faria mais jus a ostentar o nome "Zelda" no título do que qualquer um de seus antecessores. Pela primeira vez a princesa de Hyrule teria uma participação intensa ao longo de todo o jogo, ao invés de simplesmente ser raptada pelo vilão (o que em essência não deixou de acontecer).

Embora ambientado num mundo completamente novo, Spirit Tracks guarda relações diretas com seus antecessores, Phantom Hourglass e The Wind Waker. Cerca de 100 anos se passaram desde os acontecimentos da primeira aventura de Link no Nintendo DS. Vemos alguns descendentes dos antigos personagens (como a própria Zelda, que seria neta de nossa velha conhecida Tetra) e até mesmo um sobrevivente desses tempos antigos, na pessoa do velho Niko.

A mecânica do jogo e o estilo gráfico são bem similares a Phantom Hourglass, embora ambos tenham sofrido algumas melhorias. Link é controlado exclusivamente através da tela de toque do DS, e por isso a clássica visão aérea foi adotada, embora os trechos de trem funcionem numa perspectiva mais tridimensional, idêntico ao sistema de navegação do jogo antecessor (apesar de darem menos liberdade, o que desagradou muitas pessoas). Novamente existe um templo principal que deve ser revisitado ao longo de toda a aventura, mas aparentemente as reclamações dos jogadores foram ouvidas, sendo que não é preciso passar por todos os andares até chegar a uma área inexplorada.

Curiosamente, The Legend of Zelda: Spirit Tracks chegou às prateleiras ocidentais (e australianas) semanas antes do jogo ser lançado no Japão, país-sede da Nintendo, o que não é muito comum acontecer. Esta é mais uma divertida adição à série Zelda, e merece ser conferida.

The Legend of Zelda: Phantom Hourglass


Zelda 14 Info    Lançado em Junho de 2007, no Japão, The Legend of Zelda: Phantom Hourglass é o primeiro jogo da série para o Nintendo DS. Passado logo após os acontecimentos de The Wind Waker, Phantom Hourglass narra as aventuras de Link para resgatar sua amiga Tetra do misterioso Navio Fantasma (Ghost Ship). Para isto, conta com a ajuda de Linebeck, com quem navega mares desconhecidos até então.

Anunciado em Março de 2006, Phantom Hourglass prometia aos fãs uma jogabilidade inovadora que utilizava a tela de toque do portátil e seu microfone, além de possuir um modo de jogo online. Este modo online foi criticado por sua demasiada simplicidade, mas no geral, o jogo foi altamente aclamado pela crítica, que citava seus controles simples e divertidos como seu ponto forte. Chegou a ganhar o prêmio de Jogo do Ano para DS de sites como GameSpot, IGN e GameSpy.

O estilo visual do jogo é igual ao de The Wind Waker, e alguns personagens deste aparecem ou são referenciados no decorrer da história. Algumas características do jogo de GameCube, como as lojas de Beedle e as diversas ilhas espalhadas pelo mapa do jogo, aparecem de novo em Phantom Hourglass.

Foi o jogo mais vendido no seu mês de lançamento no Japão, e o quinto mais vendido em seu mês de lançamento nos Estados Unidos. Mais de quatro milhões de cópias foram vendidas ao redor do mundo até Março de 2008.

Originalmente, Phantom Hourglass foi concebido como uma adaptação de The Legend of Zelda: Four Swords ao DS. Um ano após a confirmação do desenvolvimento do jogo, em 2005, a Nintendo anunciou Phantom Hourglass oficialmente e apresentou uma demo durante a Game Developers Conference, além de confirmar seu lançamento para o final de 2006 - lançamento este que seria atrasado em quase um ano.

Nos Estados Unidos e no Canadá, a Nintendo ofereceu gratuitamente uma edição especial da Stylus (a canetinha usada na tela de toque do DS) em formato de pena para quem registrasse sua cópia do jogo no website dela. Posteriormente foi lançado um bundle – um pacote especial - que inclui o jogo e uma edição especial do DS Lite: dourado e com a marca da Triforce estampada. Na Europa a versão especial do DS era prateada com uma estampa preta do Link.