NINTENDO 64

Zelda 5 Info





The legend of zelda: ocarina of time

O que dizer sobre este Zelda? É difícil dizer algo quando muito já foi dito por outros ao longo dos anos. Após jogar todos os Zeldas para me preparar pra este jogo na minha primeira vez (lá para 1998), a sensação que fica é o quão magnífico este jogo é pois expande a série em todos os sentidos trazendo assim um mundo totalmente novo. E pensar que o brilho deste jogo esteve ameaçado por rumores dias antes do lançamento que falavam de um jogo curto de no máximo 12 horas e extremamente desapontante. Rumor que se iniciou quando Miyamoto (criador da série) disse que os programadores o zeravam em menos de 7 horas. Na verdade o que temos é um jogo que exige no mínimo umas 70 horas de jogo para marinheiros de primeira viagem...


   Com seu lançamento mundial anunciado, Ocarina of Time tornava-se o jogo mais esperado daquele ano. Já tinhamos sido atiçados em 1996 com as primeiras imagens do jogo rodando na mesma engine que Mario usa (no fim, a engine acabou sendo a mesma de Mario mas com várias modificações). Esse Zelda sofreu grandes pressões ao longo do seu desenvolvimento por estar atrasado no cronograma (podemos sentir isso com o Zora's Domain não sendo descongelado no final) e por ser um novo Zelda que esperávamos desde o fim do SNES. Esse atraso pode ser compreendido devido a sucessivas mudanças no jogo (tanto na jogabilidade como no visual) visando a maior qualidade possível no final. Para se ter uma idéia de quantas mudanças foram feitas, basta apenas olhar as fotos betas do jogo. Este, levou cerca de 7 anos de desenvolvimento sendo 2 deles quando o jogo era um projeto ainda para o SNES (nunca oficialmente anunciado).

Link Adulto   Apesar desses problemas, Ocarina Of Time foi lançado com grande furor no mundo e escolhido o jogo do Ano em 1998 (ofuscando Metal Gear Solid, outro excelente jogo) e, ainda por cima, foi aclamado por muitas revistas e sites especializados de "O Jogo Do Século". Analistas esperavam que este seria o jogo que faria com que o Nintedo 64 acordasse (o que de fato não aconteceu mas, parece que vai acontecer com o GameCube). The Legend Of Zelda: Ocarina Of Time (conhecido também por Zelda 64 ou zelda 5) foi o jogo mais comentado da geração 32/64 bits.

   Ainda hoje, este Zelda continua a ser um dos jogos mais comentados e que atraiu e ainda atrai uma legião de fãs. Tal força pode ser vista pelo lançamento do URA Zelda no GameCube que fez com que o número de reservas batesse o de GTA3: Vice City. O que é muito bom! Além do que, foi este jogo que revitalizou a série Zelda trazendo vários novos jogadores que não conheciam (e ainda não conhecem) os antigos Zeldas.


Majora's Mask


Zelda 6 Info    Após o gigantesco sucesso em todos os sentidos e a explosão de vendas do Ocarina of Time por todo o mundo, foi anunciado The Legend of Zelda: Mask of Mujula, que mais tarde teve seu nome trocado por Majora's Mask.

   Esta sequência da Lenda não foi dirigida por Miyamoto e, sim, por Eiji Aonuma. Talvez por isso a enorme expectativa de um game ao nível do Ocarina não foi totalmente suprida, mas, mesmo não sendo um game tão bom quanto a obra prima do N64, não deixa de ser um dos melhores! Por quê? Bom... Ainda temos toda a base e estrutura do Ocarina of Time, gráficos, movimentos e itens todos aperfeiçoados com o trabalho árduo da equipe Nintendo e, claro, com o cartucho de expansão!

   A história de Majora's Mask é algo como um "side quest" da lenda, ou seja, foge um pouco da sequência seguida pelos outros games da série. Como sabemos disso? Há poucas ligações com os outros games, por exemplo: não há Ganondorf nem Zelda e nem Triforce, portanto não há um enredo completo e manjado, mas há um enredo novo!

   Desta vez, Link está a procura de sua amiga Navi quando tem a sua ocarina roubada e, para recuperá-la, chega acidentalmente em um universo paralelo chamado Termina, mais precisamente na pacata cidade de Clock Town onde Skull Kiddescobre que a Lua está prestes a cair e destruir o Mundo. Link conhece uma nova fada companheira chamada Tatl e um novo vilão chamado Skull Kid. Este, usou a Majora's Mask e acabou sendo possuído passando de um bom companheiro para uma pessoa má, e agora quer fazer brincadeirinhas nada agradáveis. Link tem como objetivos principais: salvar o mundo da destruição em 72 horas (você pode voltar no tempo) e selar a Majora's Mask para sempre.

   A má notícia deste jogo é que ele não seguiu a inovação do Ocarina of Time, Link não fica adulto, mas, assim como todos os jogos da série Zelda, este possui uma inovação muito divertida: Máscaras! De todos os tipos, formas e poderes diferentes. Ao todo são 29 máscaras, sendo que 5 delas não podem ser usadas (são de chefes), outras 5 são usáveis e transformam nosso herói em outra criatura, e as outras 19 são simples mas cada uma com sua exclusividade e utilidade. A melhor sensação deste jogo é sentir na pele como é ser um Deku, um Goron ou um Zora, com todos os seus movimentos!!

   Mesmo não sendo tão bom quanto esperado, Majora's Mask deve ser jogado e curtido por cada fã de Zelda, porque eu joguei até o fim muitas vezes e não me arrependo, é verdade: VALE A PENA!